19/04/2013

O AP russo 2S19 MSTA-S de 152mm

O Auto-Propulsado 2S19 MSTA-S de 152mm foi desenvolvido para ser usado pela Artilharia Divisionária para bater alvos abrigados ou em campo aberto, incluindo lançadores de armas nucleares táticas, baterias de artilharia e morteiros, carros de combate e blindados e qualquer tipo de concentração de tropas ou material. Entrou em serviço no Exército Russo em 1989. É fabricado pela Uraltransmash de Ekaterinberg, na Rússia, que também produz uma versão rebocada, chamada MSTA-B, e desenvolveu duas novas variantes, a 2S19M com um sistema de controle informatizado e a 2S19M1 com tubo de 155 mm no padrão OTAN.
Armamento
O elemento principal do sistema 2S19 MSTA-S é o Obus 2A64 de 152 mm, que é fabricado pela famosa fábrica Barrikady State Production Association, de Volgograd, Rússia, responsável pela fabricação de uma grande variedade de peças de artilharia de grande calibre para o Exercito e a Marinha Russa. O tubo é instalado em uma torre sobre um chassi, baseado no dos Carros de Combate T-72 e T-80, e tem uma elevação que vai de + 68º a – 3º e giro de 360º.
O AP também conta com uma metralhadora antiaérea PZU-5 Utes de 12.7mm, que é controlada remotamente pelo comandante e três lançadores de granadas fumígenas, montadas nas laterais da torre. A bordo são transportados 50 projéteis de munição de 152mm e 300 para metralhadora antiaérea.
Munições
O 2A64 dispara uma variedade de munições que inclui HE-FRAG (alto explosivo-fragmentação), HE-FRAG com Base BleedCluster com submunições de fragmentação e a granada guiada a laser Krasnopol. A arma também pode disparar um projétil com o interferidor 3RB30 concebido para perturbar as comunicações do inimigo. Esta última tem um alcance de 22 km e pode perturbar as comunicações nas freqüências que vão de 1,5 a 120 MHz, em um raio de 700 m.
Já a granada Krasnopol foi desenvolvida pela empresa KRP, de Tula e foi projetada para bater veículos blindados e posições de artilharia, com guiagem inercial de meio curso e a laser na fase final, podendo atingir alvos a uma distancia entre 3 e 20 km.
Operação
O municiamento, recarga, posicionamento e troca de alvos é realizado de forma totalmente automática, permitindo uma cadência máxima de 8 tpm, com os projéteis de pronto uso a bordo do AP e de 6 a 7 tpm com munição no solo, fora da viatura. Uma bateria de 8 AP MSTA-S pode colocar 3 toneladas de projéteis sobre o alvo em um minuto. O sistema de controle trabalha de forma coordenada com o sistema de direção de tiro. Toda a munição a bordo é armazenada na torre e uma bandeja móvel de remuniciamento permite que a arma seja recarregada em todos os ângulos sem a necessidade de retornar a posição de recarga. Esse mecanismo faz também a recarga da carga de projeção. Os projéteis são recarregados de forma automática e as cargas de projeção de forma semi-automática. Tudo que o atirador tem que fazer é manter a arma apontando para os objetivos com o auxilio do Comandante do AP, que também tem controle sobre o disparo e pontaria da arma.
O desenho da prateleira de munição permite que diversos tipos de projéteis fiquem juntos. O mecanismo de municiamento automático seleciona o tipo de munição, controla o carregamento e o número de tiros. Os cartuchos utilizados são ejetados automaticamente para reduzir o acumulo de gases. Na parte traseira da torre existe um carregador separado que permite o carregamento de munição de fora do AP. Antes do AP pôr-se em marcha o carregador é dobrado e fixado na torre e o carregador de cargas de projeção também é dobrado dentro da torre.
A tripulação é de cinco homens, sendo que quando opera de posições fixas, com a munição no solo, são usados sete homens. A automatização da peça não diminuiu a guarnição, mas torna possível manter uma cadência de tiro elevada, que é limitada apenas pela condições de durabilidade do tubo.
Propulsão
O 2S19 MSTA-S é movido por um motor diesel V84A com injeção direta, quatro ciclos, poli-combustível, com refrigeração líquida e potência máxima de 780 a 840 hp. Atinge uma velocidade máxima de até 63 km/h, com autonomia de 500 km.
A suspensão é do tipo barras de torção com amortecedores hidráulicos, que amortecem as oscilações do chassi tando no movimento quanto nos disparos. Entre os acessórios do AP está um snorkel que torna possível à peça fazer a travessia de rios com largura de até 1.000 metros e profundidade máxima de 5 metros. Conta com uma lâmina de terraplanagem que possibilita escavar uma trincheira para seu abrigo em menos de 40 minutos.
(1) Comandante, (2) Carregador de Munição, (3) Carregador de Carga de Projeção, (4) Bandejas móveis de armazenamento de munição, (5) Mecanismo de alimentação de munição no solo, (6) Compartimento do Motor, (7) Absorvente hidraulico de choque, (8) Motorista, (9) Mecanismo de Elevação, (10) Equipamento de Pontaria e (11) Atirador

Nenhum comentário:

Postar um comentário